O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • 2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • 3. Todos os endereços de URLs no texto para as referências foram informadas quando possível.
  • 4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • 5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação de Artigos:

Os artigos devem respeitar os limites de 15 a 25 páginas, digitadas em programa Word for Windows ou compatível, em formato A4, com margens de 2,5 cm e salvos em formato DOC ou DOCX. Devem conter:

1. Título: centralizado, em negrito, com inicial maiúsculo, fonte Arial tamanho 14.

2. Não deve ser colocado nenhum dado relativo à autoria no documento (nome, titulação e e-mail). Essas informações constam no Cadastro no Sistema da Revista e serão acrescentadas, após a aprovação do texto, pelos editores. Ressalta-se a importância de preencher corretamente o cadastro.

3. Resumo: Resumo e abstract de até 10 linhas, três palavras-chave e três keywords ou Resumen. Fonte Arial 12, com espaçamento entre linhas simples, com o alinhamento justificado e em bloco.

4. Corpo do texto:

4.1 Fonte: Arial tamanho 12;

4.2 Espaçamento entre linhas: 1,5;

4.3 Espaçamento entre parágrafos: 0;

4.4 Alinhamento: justificado;

4.5 Recuo da primeira linha: 1,25 cm à margem esquerda;

4.6 Subtítulos: em negrito e justificado;

4.7 Expressões em língua estrangeira: itálico;

4.8 Referências no texto: padrão autor-data (AUTOR, 2015, p. 23);

4.9 Citações: de até três linhas devem ser destacadas entre aspas no corpo do texto. As citações que ultrapassarem esse limite devem ser destacadas com recuo à esquerda de 4 cm, em bloco, espaçamento simples, fonte Arial tamanho 10, sem aspas e separadas por espaço simples dos parágrafos superior e inferior. No caso de eventuais cortes nos trechos citados, a exemplo do uso de reticências ou da introdução de determinados termos, as intervenções devem aparecer entre colchetes;

4.10 Notas de rodapé: fonte Arial tamanho 10, com espaçamento simples e com  o alinhamento justificado. Não utilizar “notas de fim”.

5. Os textos podem conter ilustrações, gráficos, tabelas e quadros, sendo indispensável mencionar na legenda o título e as fontes utilizadas. Imagens (fotos ou figuras) devem ter resolução mínima de 300 dpi, em formato JPG, JPEG ou PNG Esses elementos devem ser inseridos no corpo do texto. Seu local deve ser indicado no texto e suas legendas devem constar no marco da figura e na parte inferior, em fonte Arial tamanho 10, com espaçamento simples.

6. As páginas não devem ser numeradas.

7. A bibliografia deve estar em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento 1,5, alinhamento justificado e sem espaço entre os parágrafos. E seguir os seguintes modelos:

LIVRO

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CAPÍTULO DE LIVRO

PERROT, Michelle. On the Formation of the French Working Class. In: KATZNELSON, Ira; ZOLBERG, Aristide R. (ed.).Working-Class Formation: Nineteenth-Century Patterns in Western Europe and the United States. Princeton: Princeton University Press, 1986.

DISSERTAÇÕES E TESES

LIMA E SOUZA, Mônica. Entre margens: o retorno à África de libertos no Brasil, 1830-1870. Tese (Doutorado em História), Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2008.

ARTIGO DE COLETÂNEA

MACHADO, Maria Helena Pereira Toledo. De rebeldes a fura-greves: as duas faces da experiência da liberdade dos quilombolas do Jabaquara na Santos pós-emancipação. In: CUNHA, Olívia Maria Gomes da; GOMES, Flávio dos Santos (orgs.). Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007, p. 241-282.

ARTIGO DE PERIÓDICO

KOCKA, Jürgen. Losses, Gains and Opportunities: Social History Today. Journal of Social History, vol. 37, nº 1, p. 21-28, Special Issue (autumn, 2003).

ARTIGO PUBLICADO EM ANAIS ELETRÔNICOS

GUIMARÃES, Carlos Gabriel. O Estado Imperial brasileiro e os bancos estrangeiros: o caso do London and Brazilian Bank(1862-1871). In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH: 50 ANOS, I, 2011, São Paulo, 2011, p. 1-20 (Anais eletrônicos).

ARTIGOS PUBLICADOS EM WEBSITES

LUCASSEN, Jan. Outlines of a History of Labour. Disponível em <http://socialhistory.org/en/publications/outlines-history-labour>, acessado em 07 jul 2015.

ARTIGO OU MATÉRIA PUBLICADO EM JORNAL

ALENCASTRO, Luiz Felipe. As armas e as cotas. Folha de S. Paulo. 02/09/2012.

DOCUMENTO ICONOGRÁFICO

BRISGAND, Gustave. Retrato de D. Maria Augusta. Pastel técnica de giz sobre papel. 1922.

DOCUMENTO SONORO

BETHLEM, Newton. Depoimento. Entrevistadores: Tania Maria Dias Fernandes, Anna Beatriz de Sá Almeida. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz. 5 fitas cassete (4h35min). Depoimento concedido ao Projeto Memória da Tuberculose. 18 jul. 1990.

REGISTRO DE IMAGEM EM MOVIMENTO

THE CONSTANT… The constant gardener. Direção: Fernando Meirelles. United Kingdom: Focus Features. 129 min. 2005.

DOCUMENTO DE ARQUIVO

Com autoria: ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.

Sem autoria: TERMO... Termo de obrigação que fazem Manuel Francisco Villar e Antonio Freire de Ocanha. Códice 296, f.108 (Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa). 2 mar. 1696. – Chamada à referência no texto: (Termo..., 2 mar. 1696)

DOCUMENTO JURÍDICO

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n.2.203, de 5 de novembro de 1996. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, NOB-SUS 01/1996. Diário Oficial da União, seção 1, p.48-56. 1996.

Para documentos não contemplados nestes exemplos, deve-se seguir as normas da ABNT NBR 6023.

 

Normas para  Publicação de Resenhas:

As resenhas deverão conter entre 02 a 05 páginas, com a seguinte estrutura:

1. Título e subtítulo centralizado, em negrito, com as iniciais em maiúsculo, fonte Arial, tamanho 14.

2. A autoria é indicada após o título da resenha, em parágrafo próprio e em nota de rodapé mencionar última titulação, filiação institucional e e-mail em fonte Arial, tamanho 11 com alinhamento justificado.

Exemplo:

Pedro da Silva 1

[no rodapé da página] Graduado em Geografia. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA, São Paulo. pdasilva@gmail.com

3. A referência bibliográfica do material resenhado deverá ser apresentada antes do texto da resenha, abaixo do nome do autor e com o total de páginas do livro redigido em Arial, tamanho 12 e alinhamento justificado:

Exemplo:

FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. 2. ed. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017. 464 p.

4. O corpo do texto deverá ser iniciado abaixo da referência bibliográfica do material resenhado. A estrutura do texto da resenha deverá indicar, em um primeiro momento, a apresentação do autor e da obra [aspectos físicos, editoriais, etc.]. Na sequencia, a análise do conteúdo da obra resenhada e ao final a crítica pessoal redigido em Arial, tamanho 12, alinhamento justificado.

5. Caso haja necessidade, os demais textos citados na resenha deverão aparecer em referência completa ao final da mesma as quais devem atender aos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

6. Os materiais resenhados devem ter publicação de até cinco anos, considerando a data da última publicação.

 

Normas para  Publicação de Resumos:

Os resumos deverão conter entre 01 a 02 páginas com a seguinte estrutura:

1. Título e subtítulo da Dissertação ou Tese, centralizado, em negrito, com as iniciais em maiúsculo, fonte Arial, tamanho 14.

2. A autoria é indicada na sequencia alinhado à esquerda, fonte Arial, tamanho 12, com nota de rodapé, fonte Arial, tamanho 11 e alinhamento justificado, na qual se menciona titulação, filiação institucional e e-mail.

Exemplo:

Ernesto da Silva Brito 1

[no rodapé da página] Graduado em Psicologia. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro – UNISA, São Paulo. mdelima@gmail.com

3. A referência bibliográfica do resumo da Dissertação ou Tese deverá ser apresentada antes do texto, abaixo da indicação da autoria, com alinhamento justificado em fonte Arial, tamanho 12.

Exemplo:

BRITO, E. da SILVA. Memórias em Disputa: a interdisciplinaridade como mediadora do conhecimento. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Santo Amaro. São Paulo, 2016.

4. O corpo do texto deverá ser iniciado abaixo da referência bibliográfica da Dissertação ou Tese. O texto do resumo deverá ser redigido em um único parágrafo, sem recuo de margem na primeira linha, digitado em Arial 12, espaçamento 1,5 com alinhamento justificado. Ao final o autor deve indicar entre 3 e 5 palavras-chave.