Educação Crítica. Educação Reflexiva, o Ensino-Aprendizagem da Saúde e Meio Ambiente: Uma Contribuição do Enfoque Interdisciplinar

Resumo

As questões socioambientais que caracterizam as sociedades contemporâneas evidenciam um impacto humano sobre o meio ambiente criando complexas transformações tanto em aspectos quantitativos como qualitativos. Os riscos contemporâneos demonstram limites e consequências das práticas socioambientais e evidenciam a necessidade urgente do controle de seus efeitos colaterais para transformar riscos imprevistos em riscos previstos. Para que se possa alcançar essa mudança histórica são necessárias algumas condições como a construção de uma sociedade organizada, politizada e capaz de analisar criticamente as próprias condições de vida. É preciso ser uma sociedade com condições de pensar em sua qualidade de vida e do meio ambiente, além de julgar as condições ideais para se alcançar as mudanças necessárias. Entre as estruturas sociais que mais aprisionam os necessitados aos desmandos do poder estão a saúde e a educação. É preciso então, que a política social voltada para a questão da saúde esteja ancorada em uma perspectiva de política socioambiental preventiva enquanto que a política educacional se apresente como uma dimensão de educação crítica e sócio construtivista.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Santo Amaro (2017), Pós-graduado em Educação, especialista em Gestão Escolar, Graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (2008) e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1993). Atualmente é Coordenador do Projeto "Unisa: construindo resultados - Enade" e professor de Educação Presencial e de Educação a Distância dos Cursos de Graduação de Engenharia e Cursos Tecnológicos na Universidade Santo Amaro - Unisa e integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação - BASis, para ato autorizativo de cursos de graduação.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Santo Amaro.

Publicado
2020-06-18
Como Citar
MARCO, Renato; COLOMBO DE SOUZA, Patrícia. Educação Crítica. Educação Reflexiva, o Ensino-Aprendizagem da Saúde e Meio Ambiente: Uma Contribuição do Enfoque Interdisciplinar. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 61-79, jun. 2020. ISSN 2595-3508. Disponível em: <http://revista.unisa.br/index.php/1/article/view/83>. Acesso em: 03 ago. 2020.