“Esquadrão de Tortura: uma Narrativa Headbanger Sobre a Ditadura Militar de 1964.”

Resumo


“Esquadrão de Tortura: uma narrativa headbanger sobre a Ditadura Militar de 1964.”
 
Resumo
A proposta desse artigo é analisar a narrativa construída pela banda paulistana de death/thrash metal Torture Squad acerca do Golpe Militar de 1964, em seu álbum conceitual “Esquadrão da Tortura”. A recepção ao disco através das resenhas em sites especializados como Wiplash ou publicações de vídeos no You Tube, nos permitem ver as tensões políticas que as diferentes narrativas constroem sobre o Golpe de 64.

 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduação e pós-graduação em História pela PUC-SP. Mestrando em Ciências Sociais pela UFABC. Atualmente leciona na Prefeitura Municipal de São Paulo, atuando como professor no Ensino Fundamental II e EJA.  
Lívia De Tommasi

Doutora em Sociologia - Université de Paris I (1997); Mestre em “Etudedes Sociétés Latino americaines”– Universitá de Paris III (1988). Atualmente Professora associada do curso de graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC, e do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais da mesma Universidade.

Publicado
2020-06-18
Como Citar
CARNEIRO, Alexandre Rossi; DE TOMMASI, Lívia. “Esquadrão de Tortura: uma Narrativa Headbanger Sobre a Ditadura Militar de 1964.”. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 150-176, jun. 2020. ISSN 2595-3508. Disponível em: <http://revista.unisa.br/index.php/1/article/view/92>. Acesso em: 03 ago. 2020.